Já pensou que sua enxaqueca, dores de cabeça e sono sem qualidade pode ter relação com dores orofaciais?
Odontologia do Sono e DTM e dores orofaciais
Se você escuta zumbido no ouvido, estalido, crepitação, deslocamento da mandíbula ao abrir, sobrecarregamento das articulações, fadiga dos músculos da mastigação. Sabia que você pode ter sinais de Disfunção Temporomandibular?
Bruxismo, briquismo e dores e tensões da musculatura
A odontologia do sono é uma área da odontologia que permite que o profissional atue no tratamento de distúrbios que comprometem o sono, como o ronco, apnéia e o bruxismo. A área estuda e busca tratamentos para esses tipos de distúrbios, normalmente relacionados a problemas respiratórios.
Causas disfunção temporomandibular e dor orofacial
Causas disfunção temporomandibular e dor orofacial: as doenças que afetam o sistema estomatognatico podem interferir diretamente na qualidade de vida do paciente. As dores faciais e disfunções articulares, estão como um dos principais fatores que levam o paciente a buscar ajuda nos consultórios odontológicos. Essas dores faciais podem ter diversos fatores envolvidos, podemos citar o estresse, hábitos como roer unhas, mascar chiclete por muito tempo, desgastes dos dentes, bruxismo, distúrbios do sono, apertamento e até mesmo o desenvolvimento e predisposição de doenças crônicas, além de má formação das arcadas dentárias e ossos da maxila e mandíbula.
Alguns simtomas das dores orofaciais
Dores de cabeça, no ouvido, dificuldade para abrir e fechar a boca, estalido na articulação, dor fraca e constante em volta da orelha e da face e músculos da face doloridos, são alguns dos sintomas das alterações da articulação temporomandibular(ATM).
Tratamento dor orofacial
Tratamento dor orofacial: o tratamento dessas queixas envolvem um equipe multiprofissional devido a diversas causas da dor orofacial. Os tratamentos envolvem aplicação de toxina botulínica em músculos específicos, correção dos dentes, reposição de dentes perdidos e colocação de placa de bruxismo.
A anamnese é o diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente com o objetivo de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a sua doença
A anamnese deve contemplar a pesquisa da presença de sons produzidos pelo ranger ou apertar dos dentes, dor ou desconforto facial matinal, cefaléia, sensibilidade dos dentes a alimentos frios ou quentes e presença de fraturas dentárias ou de restaurações.
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e o envelhecimento precoce
Disfunção temporomandibular e dor orofacial é o envelhecimento precoce: A dor orofacial pode estar relacionada a diversos fatores. Quando se possui distúrbios que afetam a face e a cavidade oral, o estresse decorrente do dia a dia, além de falta de dentes gera um envelhecimento precoce na face. A perda de altura, a falta de suporte dos dentes além dos desgastes favorecem para uma aparência de mais idade. Além desses fatores, o bruxismo e paneis do sono, além da respiração bucal que podem ser um conjunto de fatores, gera inclusive uma alteração nas olheiras, tornando as mais profundas e mais roxas ou azuladas. Fora o próprio o risco cardíaco que esse paciente corre, devido as alterações do sono, alteração de hormônios importantes como cortisol, gera esse aspecto mais envelhecido. Por isso é importante procurar um especialista que consiga identificar e tratar de forma multiprofissional.
Uma vida sem dor é uma vida com muito mais qualidade.
Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial
Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial: normalmente aquelas dores idiopáticas, aquelas sem causa conhecida, normalmente o paciente vai em inúmeros médicos, faz inúmeros exames e acaba descobrindo aque sua dor é relacionada a boca, os dentes e/ou a ATM, que é nossa articulação responsável por nossos movimentos mastigatórios. Essas dores estamo acompanhadas de desvio da mandíbula, deslocamento articular ao abrir e fechar a boca, estalidos, crepitação e também dores nos músculos faciais, trapézio, músculos occipitais, além do músculo frontal. Essas dores incomodam pois são persistentes até que se encontre a causa ou tente ao menos minimizar a sintomatologia. Há relatos de caso que sugerem que muitos pacientes possuem dores e enxaquecas de origem articular e dental. Um outro sintoma claro, é a má oclusão, desgastes dentários (dentes serrilhados), e a falta de apenas um único dente.
A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula.
Autocuidados para disfunção temporomandibular e dor orofacial
Os principais autocuidados para DTM e dor orofacial inclui visitas regulares ao dentista especialista em oclusão, principalmente o protesista…é muito importante que o paciente observe se as dores de origem idiopática minifestadas na face estão relacionadas diretamente com os dentes e músculos da mastigação.